09 dezembro, 2013

Composição Fotográfica: centralização, regra dos terços e outras perpectivas

          Como  já sabemos, a composição fotográfica é muito importante para selecionar o que aparece na cena e de que ângulo, jeito ou perspectiva. Dando continuidade ao assunto composição, falaremos agora sobre 3 tópicos: 1) centralização do assunto (da foto); 2) regra dos terços (entrando e saindo da foto) e 3) diferentes perspectivas ( plongè e contra plongè). Vamos lá:



         CENTRALIZANDO O ASSUNTO: normalmente o objeto que centralizamos numa foto é aquele que se quer enfatizar. Numa cena onde existem vários elementos, a centralização é importante pois dá destaque ao assunto principal.

                                                                     
                                                                         
Percebe-se que na foto existem vários elementos (paisagem e pessoa), mas o assunto principal é a pessoa e, por isso, ela foi colocada ao centro.


          REGRA DOS TERÇOS: ela é usada quando precisa-se retratar mais de um objeto na cena. Para fazer esta composição é preciso traçar duas linhas na horizontal e duas na vertical (paralelas e imaginárias) na cena e dispor o objeto de destaque da  foto em um dos pontos de cruzamento das linhas ou bem próximo deles.
 
                                                                     

Neste caso, a paisagem também era importante. Por isso a regra dos terços foi usada e destacou-se vários elementos (pessoa e paisagem)



                POSICIONAMENTOS E PERSPECTIVAS:   o nosso olho não enxerga toda a foto de uma só vez, então a imagem precisa nos dar o correto caminho que nossa visão vai percorrer, e pra isso existem os diferentes posicionamentos de um objeto na foto. Além disso, o que vai posicionar o elemento numa foto é a intenção, ou seja, conforme a mensagem que se quer passar.

                                                                             


A intenção da foto acima foi dar a ideia de que o objeto está entrando na foto, por isso ele foi posicionado exatamente no canto da foto (direito) e tem à sua frente todo o resto da foto para "percorrer".




                                                                           
Já nesta outra foto acima o objeto já "percorreu" a cena e está saindo dela, por isso foi posicionado no canto esquerdo.


Existem também várias perspectivas diferentes para se retratar o objeto, dentre elas o plongè (do francês, "mergulho"): a foto é tirada de cima pra baixo, como se fosse realmente um mergulho na cena. E o contra plongè (também do francês): a foto é tirada no sentido contrário, de baixo para cima. Veja abaixo o exemplo das duas respectivamente.

                                                                 
                                                                       







                                                                         



2 comentários:

  1. Excelentes, Tarcy! Arrasou no contra-plongé =)

    ResponderExcluir
  2. Por aqui está tudo certo, fotos excelentes... No Plongeé a foto de Aline me lembrou a do gato do filme Shrek.

    ResponderExcluir