29 janeiro, 2014

LUZ


    Para a fotografia, a LUZ o elemento principal e fundamental, fazendo parte também da composição fotográfica.  Para compor com  a  luz é necessário modificá-la, a fim de obter a melhor iluminação (de acordo com a necessidade que o fotógrafo tem). A iluminação diferenciada pode realçar, esconder, ou preterir algum objeto/cena em relação aos demais. 
               
       A luz pode incidir em um  objeto de três formas diferentes, causando três distintos efeitos: 
              I- Direta: produz sombra dura. Ex: o flash da câmera, o sol, lâmpadas do ambiente
              II- Rebatida: produz sombras médias.
              III- Difusa: produz sombras suaves.

       Existem quatro tipos de fontes de luz:
             I- luz principal: é a fonte de luz mais forte. Ilumina o objeto, deixando-o totalmente visível
             II- luz de preenchimento: fonte de luz secundária e lateral, que ameniza os efeitos de uma luz dura
             III- luz de efeito: usada não especificamente para iluminar um objeto, mas sim com uma intenção                                             diferente.
             IV- luz de fundo:  luz que dá o destaque da luz ao ambiente e não o sujeito, pode ser                                                                usada para obter efeito diferente sob o sujeito.


           Nesta atividade foi proposto que fizéssemos um mini estúdio escuro e fotografássemos com até três pontos de luz diferentes. Depois disso, criaríamos uma pauta para o uso dessas fotografias. Obtive ajuda de vários colegas e foram usadas várias fontes de luz (lanternas comuns, lanternas de celular, flash da câmera)


           Pauta

             Tema: Violência infantil na Bahia- a importância da denúncia 
             
             Retranca: violência/ física e sexual/ infantil 
             Local: Bahia
             Fontes: Disque Denúncia; Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA-BA); ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).



              Informações:  A violência contra menores é um fenômeno mundial. Na Bahia o número de denúncias aumenta a cada ano. Isso revela dois aspectos: o crescimento da violência contra a criança e o adolescente e também  a participação popular contra esse crime. Dados do Ministério Público comprovam que as denúncias são fundamentais para a punição dos responsáveis. 
A Delegacia Especializada de Repressão à Crimes contra a Criança e o Adolescente (DERCA) é o órgão pra onde são encaminhadas as denúncias para investigação. Este órgão recebe mais de 300 denúncias por mês e elas são espontâneas, ou seja, as próprias vítimas denunciam. 
Existe também outro serviço muito importante e eficaz de denúncia:  o Disque 100, do governo federal. A ligação é gratuita e pode ser feita anonimamente. O horário de funcionamento é das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados.

           Indicação de Composição: Fazer quatro fotos com objetos que remetam à infância, para ilustração de matéria em revista ou jornal. Duas fotos com fundo preto, baixa iluminação, e planos pequenos. Duas fotos com fundo branco e iluminação mais intensa em planos pequenos também. 



                                                                          





Nas duas fotos acima, foram usados somente duas fontes de luz. Uma luz de fundo (que destacou um pouco a silhueta do objeto) e uma luz de preenchimento (localizada lateralmente no objeto) que iluminou metade do rosto de bicho de pelúcia. O efeito desejado por esse tipo de iluminação foi criar uma espécie de "penumbra", sem nitidez no rosto do bichinho, para mostrar a "escuridão" e a "tristeza" na vida de uma criança que sofre/sofreu algum tipo de violência.



                                                                            

Nesta foto acima foi usada uma fonte de luz principal  com luz direta incidindo num canto específico do objeto (efeito desejado: foco na mensagem de importância da denúncia, que é anônima) e outra luz mais baixa, iluminando o chão do estúdio.







Já nesta outra, duas fontes de luz: uma principal incidindo também diretamente na mensagem escrita no objeto e outra da direita pra esquerda.

                                                                      

             








                   

3 comentários:

  1. Adorei as fotos de estúdio, explorou bastante a iluminação, além dos objetos serem umas gracinhas! (risos) PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pra começar, quero dizer que sua pauta está muito boa, da pra fazer uma propaganda contra violência infantil...Gostei das fotos do fundo preto, eu só achei que os pontos de luz do fundo branco deveriam ter sido explorados mais, aumentando a luminosidade.

    ResponderExcluir